menu   RAQUELGIARDINI.COM
RAQUELGIARDINI.COM

A tirania da beleza

247 19/04/2021

A Tirania da Beleza

Como vivemos em um mundo onde só o que é valorizado é o modelo de perfeição estético da mulher (jovem, alta, loira e magra - a supermodelo), olha o que ocorre com muitas adolescentes: elas acabam desenvolvendo doenças e às vezes depressão, que pode levá-las ao suicídio.

Eu, por exemplo, aos 18 anos, estava completamente convencida de que, para ser feliz, precisava desesperadamente ser igual às modelos das capas da revista. Ou (hoje em dia, igual as blogueiras fitness das redes sociais, as "digital influencers")...

Fui pega pela propaganda. Eu e a maioria das meninas neste planeta... Fomos hipnotizadas!

Quanto mais “doentes” as meninas aparentam ser, quanto mais magras, melhor. Infelizmente quando as elogiam, dizendo que estão muito magras ou parecendo doentes, acham ótimo. É aí que ficam felizes.

E o que fiz? Não só uma vez, procurei um médico (na época, ortomolecular) e fui tomar remédios para ser igual às meninas que sempre aparecem em nosso consciente e inconsciente coletivo: a linda garota novinha, magérrima, feliz, sempre sorrindo, com maquiagem, cabelos e roupas perfeitos.

Mas e o resto da população de nosso mundo? Vai sofrer... Porque não é muito comum existirem só moças belas e perfeitas como as redes sociais e a TV “maquiam”... Tem muito filtro por aí…

Nas redes sociais, filmes, nunca se mostram pessoas “normais” (talvez não tão fisicamente simétricas). Porque isso não dá ibope. Ninguém quer ver o que não é perfeito devido a anos de condicionamento nesse sentido. É triste. Fomos treinadas a pensar assim...

Então, nós, pobres meninas inocentes e com muito sofrimento, querendo ser aceitas, fazemos o quê? Tomamos mil remédios para “secarmos”. Já tive muita paciente no consultório,  que eram lindas, perfeitas fisicamente, mas que estavam tomando laxantes todos os dias (segundo médicos, isso pode causar depressão)… Tudo isso para emagrecer...

Essa depressão pode nos levar fazer coisas nada saudáveis. Dura realidade… Mas é o que acontece na vida real...

Ainda bem que logo parei de tomar esses remédios, mas logo voltei a engordar tudo. Era o famoso efeito sanfona…

E já que as mulheres em geral buscam estar mais belas e talvez mais magras porque acham que assim vão estar mais felizes, então por que não , nos cuidar de um modo saudável?

Por isso falo aqui da reeducação alimentar para todas: direcionem-se por este caminho, que é mais saudável porque você terá resultados melhores e para vida toda, não através de drogas!

NA VERDADE, não importa a aparência de seu corpo físico. O que importa é você ser uma pessoa com um peso viável, que se CUIDA! Estar feliz com sua genética e com quem você é, com SUA VIDA!!!!

Mas não aceite a Tirania da Beleza de modo destrutivo! Construa em você sim, uma vida mais saudável para ficar melhor.  Vá trabalhando a si mesma para ser feliz, sempre se cuidando e ajudando as pessoas a serem mais felizes!

Essa é a real!!!

Raquel Giardini Rosa (19/04/21)